domingo, 18 de dezembro de 2011

CONVERSA EM FAMÍLIA

Quando observares a dificuldade moral de alguém, não te detenhas na superfície das coisas. Aprofunda-te no exame das causa, para que a injustiça não te enodoe o coração.

  Recordemos que o médico nem sempre identifica a enfermidade pelo que vê, mas sobretudo por aquilo que não vê, apoiado na cooperação do labortório.

  Raramente, todo o mal é aquêle mal que se enxerga no lado visível das circustâncias.

  A Humanidade é constituída de povos; cada povo se baseia em comunidades; cada comunidade é uma coletânea de grupos; cada grupo é uma constelação de almas.


 Não opines sobre qualquer  acontecimento infeliz, sem apreciar todas as peças que o suscitaram.


  Como definir a posição da esposa, imaginada em desvalimento, sem considerar a condulta do esposo, chamado pelos princípios de causa e efeito a prestar-lhe assistência? E como examinar o homem tombado em criminalidade passional, sem analisar a mulher que o levou ao desvario? De que modo interpretar os jovens transviados sem tocar nos adultos que os largaram à matroca, e de que maneira observar a penúria dos mais velhos, sem anotar o abandono a que foram votados pelos mais moços?  Como acusar únicamente os maus, sem perguntar aos bons o que fizeram  por eles, na esfera da convivência?  E como condenar exclusivamente os pecadores, sem saber que orientação recolheram dos virtuosos que lhes comungam a vida cotidiana?  Serão justos ou insensíveis os espíritos nomeados por justos quando relegam seus irmãos aos enganos da injustiça, sem a mínima frase que lhes clareie o raciocínio?  E serão corretos ou ingratos os espíritos supostos corretos quando deixam seus irmãos afundados no erro, sem o menor amparo que  lhes refaça o equilíbrio?


  Irmãos uns dos outros pelos laços da família maior - a Humanidade - á frente de nossos companheiros caídos antes de censurá-los, será preciso interrogar-nos a nós próprios que espécie de benefício já lhes teremos feito, a fim de que não resvalassem no lôdo que lhes desfigura a face divina de filhos de Deus, tão carecedores da benção de Deus quanto nós.


  Reflitamos nisso, porque, atendendo a isso, sempre que impelidos a observar o comportamento de alguém, teremos a misericórdia por inspiração e apoio, a fim de que não falhemos ao imperativo do amor para a glória do bem.


                                                                                           Francisco Cândido Xavier 


Livro ALMA E  CORAÇÃO
Pelo Espírito de EMMANUEL
Editora Pensamentos - São Paulo


                                                   __________________________


Refletir, com aceitação, acalma a nossa alma cedenta de amor e paz..
Que as bençãos de Deus ilumine a todos que por aqui passam.
Com carinho........Maria Helena
                                                                                                                                                                                                                            

2 comentários:

  1. Olá Amadinha!!!

    Valeu a visitinha e comentário viu mocinha, espero você mais vezes no meu cantinho tá!!!


    Beijinhos e fique com Deus

    www.ohlouka.com

    ResponderExcluir
  2. Flordeliz,

    Você é muito amavel.
    Obrigada.
    Bijim
    Maria Helena

    ResponderExcluir

Flores e bolinhas feltradas

Flores e bolinhas feltradas
É uma delícia quando vejo pronto vários trabalhos.O amor pelo artesanato vem de muitos anos, mas por esta técnica de feltragem tem somente um ano e estou amando fazer.Um abraço para todos os visitantes.